OSistema de Bilhetagem Eletrônica consiste na substituição dos meios de pagamento tradicionais (dinheiro, passagens de papel, fichas, etc.) por meios eletrônicos de pagamento para o transporte de passageiros. Isso é feito utilizando equipamentos eletrônicos, chamados validadores, instalados nos ônibus para debitar as passagens.

No Sistema de Bilhetagem Eletrônica, os passageiros pagam as passagens utilizando cartões inteligentes.

Para utilizar basta aproximá-lo do equipamento validador, instalado no interior dos ônibus, o sistema fará o débito de uma unidade dos passes contidos no cartão e a liberação automática da catraca, agilizando o processo de embarque e conseqüentemente o tempo da viagem.

Para os usuários de vale-transporte o sistema além de debitar unidades para a utilização do transporte, também credita quantidade de passes comprados pela empresa em que trabalham. Esse sistema é denominado “Carga Embarcada”. A quantidade de passes comprados é carregada no cartão dentro do ônibus quanto o usuário apresenta o cartão pela primeira vez no validador, nessa hora aparecerá a mensagem “Carga Embarcara Realizada” e o valor da carga. Após isso, o usuário deverá afastar o cartão e apresentá-lo de novo para debitar a passagem e liberar a catraca.

Estudantes de escolas municipais e estaduais terão um desconto de 50% na passagem, mediante cadastramento anual do usuário com foto e nome, munidos da declaração da escola, CPF (caso menor, informar do responsável), endereço e telefone de contato. O estudante deve inicialmente apresentar o cartão para o cobrador/motorista conferir a foto, somente após esta conferência, o aluno poderá apresentar o cartão ao validador para que a catraca eletrônica seja liberada para a passagem.

VINSA TRANSPORTES E TURISMO. Webdesign Spacegraphics